Ilse Calen – Perfil Profissional

Ilse Calen

Nascida em Budapeste, emigramos da Hungria, fixando-nos no Rio de Janeiro, tornei-me cidadã brasileira naturalizada. Desde cedo cultivei um imenso interesse por idiomas, tendo de berço o húngaro e o alemão, com a aquisição do português – que se tornou a minha terceira língua -, já tinha uma certa base para aprender outros idiomas. Ainda não satisfeita com os conhecimentos adquiridos em inglês, espanhol, francês e italiano, quis entender a cultura e a mentalidade de outros povos tais como o russo e o japonês.

Sempre tive curiosidade e tendência para decifrar códigos, principalmente os linguísticos, os sentidos metafóricos das palavras e os sinais de comunicação em geral. Fiz até mesmo um curso de estenografia, Pitman´s shorthand, que é uma escrita abreviada e simplificada, em que se empregam sinais que permitem escrever com a mesma rapidez com que se fala, pois possibilitou que firmasse meus pensamentos rapidamente, utilizando somente traços e pontos.

O meu primeiro contato com a Grafologia

Como secretária executiva e tradutora fui trabalhar e fazer cursos de aperfeiçoamento na Alemanha durante oito anos. Tão logo cheguei na empresa, uma colega do Departamento de Traduções me disse que era grafóloga. Meio cética, entreguei a minha redação e, pasmem, quando ela me deu o feedback fiquei perplexa! Ela só sabia que acabei de chegar do Brasil, minha idade, instrução e que sou destra. Como se diz em bom português – ela acertou em cheio. A partir daí eu praticamente “casei” com a Grafologia.

De volta ao Rio, a fim de ter um maior embasamento para a prática da técnica grafológica, me graduei em Psicologia e, achando que ainda me faltavam conhecimentos mais aprofundados para complementar os alicerces que sustentam a ciência grafológica, resolvi fazer a Pós-Graduação em Neurofisiologia. E tudo isso devido à paixão pela Grafologia.

Além dos cursos que ministro para a formação de profissionais interessados na utilização da técnica grafológica, a minha atividade está pautada principalmente no estudo e nas pesquisas nesta área específica, isto porque a literatura e a pesquisa a respeito do assunto são ainda muito restritas no meio científico. Os pontos importantes a serem ressaltados no meu trabalho são a coerência e o aprofundamento do embasamento teórico da Grafologia, a preocupação em detalhar a técnica e em fundamentá-la, para que os resultados desses estudos e pesquisas sejam divulgados em artigos e publicações de cunho científico, cuja finalidade última é o reconhecimento da Grafologia como disciplina acadêmica.

Para desenvolver ainda mais a minha área de atuação, resolvi me mudar para Santa Catarina-Pomerode, em abril de 2017, para abrir novas frentes e incrementar os projetos de pesquisa junto às instituições, faculdades, empresas, entre outros, e, a partir daí implementar um curso de Pós-Graduação lato sensu em Grafologia nas faculdades do Estado.

>Topo<