Cursos – Na Faculdade

REALIZADOS NO IBMR, Rio de Janeiro:

CURSOS DE EXTENSÃO:
“Grafologia”
Carga horária: 45 horas-aula
Objetivo: Fornecer subsídios para uma reflexão acerca da contribuição da Grafologia para os profissionais da área da saúde, da educação, da gestão de recursos humanos, entre outros, a partir de conhecimentos básicos, teóricos e de pesquisa, que procuram relacionar a expressão gráfica com a articulação entre os saberes da Neurofisiologia, Psicanálise e Linguagem, ou seja, a interação entre mecanismos psíquicos, o sistema nervoso, a imunologia, a endocrinologia e o histórico do sujeito e sua manifestação na linguagem escrita.

“Grafologia Aplicada”
Carga horária: 40 horas-aula
Objetivo: Possibilitar aos alunos a prática da Grafologia Aplicada, em diversas áreas de atuação – saúde, educação, recursos humanos, entre outros -, a partir de um estudo minucioso do livro de A. Vels, Grafologia Estrutural e Dinâmica (Ed. Casa do Psicólogo, SP) e sua correlação com a Escola Alemã de Grafologia, cuja fundamentação teórica se alicerça nos saberes psicanalíticos, neurocientíficos e lingüísticos.

CURSOS LIVRES:
“Psicossomática e a sua expressão no traço, na letra e na escrita”
Carga horária: 12 horas
Objetivo: Fornecer subsídios para uma reflexão acerca da contribuição do trabalho do analista/terapeuta no tratamento de pacientes que apresentam transtornos psicossomáticos, a partir de conhecimentos básicos, teóricos e de pesquisa, que procuram correlacionar a interação entre mecanismos psíquicos (mentais), o sistema nervoso, a imunologia e a endocrinologia (hormônios) e sua relação com a expressão escrita.

“Grafologia – Uma Articulação entre os saberes da Psicanálise, Neurociência e Linguagem”
Carga horária: 12 horas
Objetivo: Refletir sobre a questão: até que ponto somos moldados e predeterminados por nosso cérebro e até que ponto o moldamos? A mente governa o cérebro, ou, melhor, até que ponto um governa o outro? Somos autores de nossas próprias experiências? E até que ponto é possível detectar estas manifestações, conscientes e inconscientes, materializadas na escrita?

“Grafologia: uma ferramenta auxiliar cada vez mais utilizada pelo profissional da saúde, da educação e de RH. Por quê?”
Carga horária: 12 horas
Objetivo: Propiciar conhecimentos sobre as vantagens da utilização da Grafologia nas áreas da saúde, educação, recursos humanos, entre outros, e também como ferramenta de inclusão, a partir da leitura da expressão escrita como manifestação dos conteúdos consciente e inconsciente.

“Grafologia – Uma interpretação psicológica dos sinais gráficos na escrita a partir do conceito heideggeriano A linguagem como morada do SER – um enfoque diferenciado”
Carga horária: 12 horas
Objetivo: Propiciar aos participantes conhecimentos básicos sobre a Grafologia, como ferramenta auxiliar para analisar a escrita, a partir de um novo olhar sobre a expressão gráfica, isto é, um convite para reflexão sobre como “A morada do SER” se manifesta na linguagem escrita e suas respectivas zonas gráficas, além dos conceitos de psicanálise, linguística e neurociências.

“Grafologia – A influência da internet na produção de novas subjetividades e a sua manifestação na escrita”
Carga horária: 12 horas
Objetivo: Propiciar aos participantes conhecimentos básicos sobre a Grafologia, como ferramenta auxiliar para analisar a escrita, a partir de uma reflexão sobre a relação entre as novas tecnologias de informação e a produção de subjetividades e como estas se expressam no gesto gráfico.

>Topo<